Potencial da Produção do Medronho em Portugal apresentado em congresso

O CEO da Medronho & Canela, Rui Lopes, foi um dos oradores convidados no congresso “Farm To Fork – Our Food, Our Health, Our Future”, a convite do CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar, para falar do potencial nutricional, económico e social da produção do Medronho em Portugal.

O evento decorreu em Castelo Branco, no dia 17 de novembro de 2023, e Rui Lopes abordou vários temas relacionados com a cultura agroflorestal e incorporação do Medronho na indústria alimentar.

Iniciou a sua apresentação dando uma perspetiva do potencial químico que o fruto proporciona quando consumido em natureza, mas também do interesse na utilização na indústria alimentar, nomeadamente pela presença em grande quantidade de componentes com atividade antioxidante, minerais, ácidos orgânicos, ácidos gordos de cadeia curta, fibras, hidratos de carbono, compostos fenólicos, entre outros.

Na segunda parte da sua intervenção fez uma referência ao potencial das explorações de medronheiros, enquanto elemento corta-fogo e na contribuição para uma maior resiliência e diversidade dos ecossistemas em que estão integrados. Apresentou ainda o potencial de produção de uma exploração piloto, com resultados bastante entusiastas, tendo feito uma comparação entre uma exploração de eucaliptos e uma exploração de medronho, demonstrando que a rentabilidade anual da exploração de medronho por hectare, poderá ser superior à exploração em vida de uma plantação de eucalipto.

Referiu-se ainda na sua apresentação, ao trabalho que a empresa Medronho & Canela tem desenvolvido nos últimos 12 anos, nomeadamente na investigação e desenvolvimento de matérias-primas e produtos a partir do fruto Medronho, particularizando, os produtos que já se encontram no mercado: Pão de Medronho e os Bombons e as Trufas.

 

17 de novembro de 2023

Partilhar: