MC Investigação
Introdução
A Medronho & Canela surgiu na sequência dos trabalhos de investigação e investimento do seu fundador, Rui Lopes, que é também professor assistente convidado do Politécnico de Leiria e investigador do ciTechCare. Nesse sentido, todos os projetos desencadeados pela empresa, iniciam-se com trabalhos de investigação fundamental.
Neste processo de investigação e desenvolvimento de produtos, adotamos uma metodologia QFD (Quality Function Deployment), que visa a identificação dos parâmetros de qualidade do produto final, alinhados com a função a desempenhar e com a expetativa dos clientes, num plano de penetração no mercado.
O ciclo de I&D da Medronho & Canela inicia-se com uma equipa de investigadores a partir de uma conversa sobre novas criações com medronho. Nesta partilha de ideias surgem estratégias de cocriação de produtos com outras indústrias. Todo o desenvolvimento é alinhado com múltiplas variáveis de alinhamento com o mercado e foco no cliente.
O conceito de todos os produtos desenvolvidos pela Medronho & Canela assenta nos seguintes pilares: alimentos funcionais, produtos clean label, conteúdo nutricional, presença de antioxidantes, valor democrático, aproveitamento integral de toda a matéria-prima.
Projetos Concluídos
Preparado de Medronho para aplicação em produtos de pastelaria quente
O objetivo era o desenvolvimento de um preparado de medronho que servisse na aplicação de produtos de pastelaria quente, semifrios e congelados. Durante quase 18 anos fizeram-se alguns testes internamente, e foram contratados alguns serviços externos a outras entidades para o desenvolvimento destes produtos intermédios de Medronho. Este projeto ficou concluído quando conseguimos aplicar com sucesso em Bolo Rei Escangalhado de Medronho, que apesar de ser assado temperaturas na ordem dos 200° permite a preservação da textura, do flavour e da cor do medronho. É um produto que colocamos no mercado, e que nos abre janelas de aplicação para todo o tipo de pastelaria, seja em recheios ou coberturas quentes ou frias.
Curiosidades
Sabe de onde surgiu a vontade de Rui Lopes, CEO da Medronho & Canela, trabalhar com o fruto Medronho?
Tudo começou quando, ainda jovem, apanhava medronhos com o seu pai e com o seu avô materno, fruto que muito aprecia pelo sabor e textura.
Associou-se o facto de ser profissional nas áreas de restauração e gastronomia, professor no ensino profissional na época em que iniciou estudos e experiências com medronhos.
Conjugados estes factos com o espírito criativo e as competências de gestão adquiridas numa primeira licenciatura em Gestão Turística e Hoteleira, no Politécnico de Leiria, começou a surgir a intenção e vontade de criar um modelo de negócio à volta do Pão de Medronho.